A dieta Sonoma para emagrecer de maneira saudável

A dieta Sonoma foi criada por Connie Guttersen, uma nutricionista americana. Ela trabalhou como consultora de marcas de produtos importantes no mercado americano, como Nestlé e Kraft entre outros. Com base em seus conhecimentos, criou uma dieta equilibrada, que ajuda a perder peso de forma gradual e saudável, chamada “dieta Sonoma”.

Os princípios da dieta Sonoma giram em torno da pirâmide alimentar, isto é, nas bases de uma alimentação saudável e nutritiva. Além disso, o regime também é um ensinamento para a mudança do estilo de vida. É possível segui-lo como uma forma de alimentação para toda a vida.

A dieta Sonoma ajudou muitas pessoas a eliminar os quilinhos a mais, porém, sua diferença em comparação com as outras é que o peso nunca mais é recuperado, pois o aprendizado de novos hábitos alimentares ajuda a manter a forma para sempre. A dieta Sonoma não é restritiva e baseia-se na cozinha gourmet, isto é, uma comida saborosa e saudável ao mesmo tempo.

a dieta Sonoma é saudável e equilibrada

Esta dieta tem 3 fases:

A primeira é uma fase mais restritiva que dura 10 dias. É restritiva no sentido de que aqui, a pessoa começa a aprender a comer e elimina os vícios em alimentos doces e gordurosos.

Estes são os alimentos permitidos:

  • Vegetais: berinjela, alface, tomate, aipo, cebola, espinafre, cogumelos, aspargos, pimentão, brócolis, repolho, couve-flor, pepino e abobrinha.
  • Laticínios: leite desnatado (1 xícara), queijo cremoso com baixo teor de gordura, queijo mussarela ou parmesão (apenas 30 gramas).
  • Proteínas: carne magra (bovina, suína, peru, presunto), feijão, grão-de-bico, lentilha, peixes, mariscos, cordeiro, um ovo, manteiga de amendoim, proteínas de soja.
  • Grãos (½ xícara): macarrão, arroz, cereais ou pães integrais, pipoca sem gordura.
  • Gorduras (até 3 porções por dia. Lembre-se de que uma porção equivale a uma colher de chá): azeite de oliva, abacate e frutas secas, como amêndoa, amendoim e nozes, moderadamente.
  • Bebidas: café preto com adoçante artificial ou uma colher de creme, água à vontade, chá preto, verde ou de ervas (sem creme ou açúcar).
  • Condimentos (podem ser usados de forma ilimitada): ervas como manjericão, orégano, coentro, alecrim ou estragão; especiarias como pimenta do reino, pimenta, cominho, cravo da índia ou curry; alho, gengibre, limão, mostarda, baunilha e vinagre.

A segunda fase da dieta Sonoma consiste na primeira etapa de emagrecimento, na qual cada prato deve conter as porções adequadas. Nesta dieta, não há contagem de calorias, nem alimentos especiais ou suplementos.

A terceira fase acontece depois do emagrecimento. Depois de adquirir os conhecimentos necessários nas fases anteriores, a pessoa continua com uma alimentação saudável, leva uma vida normal e mantém o peso conquistado com a dieta.

Os principais alimentos da dieta Sonoma:

  • Amêndoa
  • Pimentas (todas as cores)
  • Mirtilo
  • Brócolis
  • Uva
  • Azeite de oliva
  • Espinafre
  • Morango
  • Tomate
  • Grãos integrais

Cardápio da dieta Sonoma

Café da manhã: cereal integral com leite
Almoço: costeletas de porco com alecrim, couve de Bruxelas com presunto, 1 fatia de pão integral e, de sobremesa, 1/2 xícara de fruta fresca a sua escolha.
1 taça de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah (opcional)
Jantar: salada de arroz com frango, 1 xícara de cenouras cruas, 2 colheres de sopa de aipo e homus. Sobremesa: torta de maçã.
Lanches entre as refeições: pão de pita integral com molho de pepino e iogurte

Conclusão: a dieta Sonoma é saudável e equilibrada, altamente recomendada para todas as pessoas. Recomenda-se acompanhá-la com atividades físicas três vezes por semana para uma vida totalmente saudável.

Deixe uma resposta